Aproveitamento de Disciplinas (Componentes e Curriculares)
É o processo de aceitação de estudos já realizados com aprovação, na UEA ou em outra Instituição de Ensino Superior, que passam a ser registrados no histórico escolar do Curso atual do estudante.
Podem ser aproveitados os estudos realizados em Cursos de Graduação, Especialização, Mestrado ou Doutorado em que se tenha obtido aprovação em tempo não superior a 08 (oito) anos da realização.
Ultrapassado este tempo, o discente deverá realizar uma prova que contemple os conteúdos previstos na ementa do componente a que se pede o aproveitamento.
É vedado o aproveitamento do Estágio e do Trabalho de Conclusão de Curso.
A solicitação deverá ser feita com o formulário específico preenchido, acompanhado de:
- 1) Histórico escolar da Instituição de Ensino de origem (original);
- 2) Ementa ou plano de Curso do componente cursado;
- 3) Comprovação de que o Curso está autorizado ou reconhecido pelo Conselho de Educação competente, no caso de outras Instituições de origem que não a UEA.
Para fins de deferimento da solicitação, é feito um estudo comparativo entre o componente realizado e aquele a ser aproveitado, considerando um mínimo de 75% de conteúdo assim como de carga horária para que haja deferimento. Podem ser feitos aproveitamentos de um componente de origem para mais de um no destino ou vice-versa, se houver a relação entre o conteúdo e a carga horária ao todo.
As regras para realização deste tipo de procedimento acadêmico estão disponíveis na Resolução Nº 022/2020.